quarta-feira, 25 de novembro de 2009

AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA


Avaliação em Educação Física: percurso ao longo das tendências pedagógicas

• Perspectiva tradicional de 1970: preocupações avaliativas em Educação Física que enfatizavam a medição, o desempenho das capacidades físicas, habilidades motoras e o uso de medidas antropométricas.
• Objetivo: nota (desempenho do aluno comparado ao desempenho ideal).
• Rede pública: testes de suficiência física (início do ano) e eficiência física (final do ano).
• Não havia vinculação destes teste com o conteúdo – anulação do programa proposto.
• Muitos professores defendiam a aplicação de testes físicos com vistas a tornar a Educação Física mais científica, objetiva e quantitativa.
• Indisciplina: punição através de exaustivas corridas durante a aula.
• Perspectiva tradicional de avaliação cometeu vários equívocos ao considerar que avaliar é: (1) aplicar testes em prazos determinados; (2) restrito domínio motor; (3) atividade que se realiza no final de um prazo; (4) significa atribuir uma nota ou conceito; (5) punir; (6) sobrepõe-se a ensinar; (7) exige medição e quantificação e (8) mero cumprimento de uma exigência burocrática.
• “Todas as vezes que um professor verifica se os seus alunos estão se comportando com autonomia, responsabilidade e alegria, ele está avaliando todo um processo educacional” (ZABALA, 1998).
• SOARES, et al (1992): utiliza um discurso da justiça social como ponto de apoio, qualquer consideração sobre pedagogia mais apropriada deve versar não só sobre como ensinar mais também como adquirimos os conhecimentos, valorizando a contextualização dos fatos e o resgate histórico.
• Em Educação Física, a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, deve servir de referência para analisar sua aproximação ou seu distanciamento em relação ao eixo curricular que norteia o projeto pedagógico da escola.
• Avaliar é muito mais complexo do que tomar exclusivamente o desempenho dos alunos em uma prova e considerá-los aprovados ou reprovados, mesmo porque cada aluno chega na escola com um certo nível de conhecimento.


A Prática dos Professores

• Nas últimas décadas, principalmente 1990, foram conduzidas pesquisas (PINTO, 1990; ALEGRE, 1993; SOUZA, 1993; CARVALHO, 1996; RIOS, 1996) com o objetivo de se obter informações sobre a prática da avaliação dos professores de Educação Física.
• Estas pesquisas indicaram mudanças em algumas concepções dos professores da disciplina sobre a avaliação, sobretudo em função do novo discurso presente na área.
• Atualmente, a perspectiva tradicional, que prioriza o produto, a quantificação e a avaliação por meio de testes, divide a preferência e o espaço com a visão mais processual, abrangente e qualitativa (DARIDO, 1999).
• Como avaliar aprendizagem do movimento quando se reconhece a infinidade de fatores envolvidos, tais como força muscular, resistência agilidade, equilíbrio, ritmo, sentimentos, cognição, afetividade, experiências anteriores, conhecimento e tantas outras variáveis ?

- Por que temos que avaliar?
1. Punir, classificar (rotular) ou selecionar

2. Processo sistemático e intencional de atribuição de juízos de valor aos dados qualitativos e quantitativos considerados relevantes. Pois, o objeto de avaliação situa-se, prioritariamente, no processo de ensino e aprendizagem, tanto do grupo/classe quanto de cada aluno.

Respondendo as questões sobre avaliação

1. Por que avaliar?
2. Quem avalia?
3. Como avaliar?
4. O que avaliar?
5. Quando avaliar?

1. Por que avaliar?
- Diagnóstico da situação.
- Oferece ao professor elementos para reflexão contínua sobre sua prática.
- Para o aluno é um instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades.
- Para a escola permite reconhecer prioridades e localizar ações educativas.

2. Quem avalia?
- Todos, professores e alunos, pois os professores devem informar seus alunos sobre suas dificuldades, possíveis melhoras e mudanças que devem ocorrer, enquanto os alunos desenvolvem sua autonomia ao compreender o processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo com isso sua auto-avaliação.

3. Como avaliar?
- Registros sistemáticos em fichas, oportunizando que os alunos tenham ciência dessas fichas, bem como de seus resultados. Isso facilita a auto-avaliação.
- Os alunos pode ser avaliados:
- De forma sistemática, por meio da Observação das situações vivência, de perguntas e respostas formuladas durantes as aulas.
- De forma específica, em provas, pesquisas, relatórios apresentação etc.
- Auto-avaliação (mas para que seja coerente o aluno precisa ter dados sobre seus conhecimentos antes e depois, no momento da auto-avaliação, para possível análise).

4. O que avaliar?
- A avaliação em Educação Física deve considerar a observação, análise e conceituação de elementos que compõe a totalidade da conduta humana, ou seja, a avaliação deve estar voltada para a aquisição de competências, habilidades, conhecimentos e atitudes dos alunos.
- Deve abranger as dimensões cognitiva (competências e conhecimentos), motora (habilidade motoras e capacidades físicas) e atitudinal (valores), verificando a capacidade de o aluno expressar sua sistematização dos conhecimentos relativos à cultura corporal em diferentes linguagens: corporal, escrita e falada.
- As diferentes dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal, de diferentes formas (provas teóricas, trabalhos, seminários, gravação, fichas e testes).
- O problema não está na escolha dos instrumentos e sim na concepção que sustenta a utilização destes. Por exemplo: prova escrita. Pedir na avaliação regras de um jogo formal: para que?


5. Quando avaliar?
1. Avaliação diagnóstica: início das aulas para saber quem são meus alunos e poder montar meu plano de trabalho.
- O que sabem os alunos em relação ao que quero ensinar?
- Quais experiências anteriores eles tiveram em relação ao que eu desejo ensinar?
- Quais são seus interesses?
- Quais são os seus estilos de aprendizagem?

2. Avaliação processual ou formativa: esta avaliação serve para realizar possíveis alterações no processo de ensino e aprendizagem, porém os alunos devem saber seus dados/resultados e por que e quais mudanças devem ocorrer nesse processo. Geralmente esta avaliação é feita por meio de observação.
3. Avaliação somativa: esta ocorre no final do processo e pode ocorrer de diversas formas como pela organização de um campeonato ou evento, apresentação de trabalhos, produção de um jornal etc.


A AVALIAÇÃO DEVE OCORRER NAS DIFERENTES DIMENSÕES

1. Avaliação na dimensão conceitual
O mais importante é observar o uso dos conceitos aprendidos pelos alunos em trabalhos em equipes, debates, exposições e, sobretudo, em diálogos entre alunos e com o professor. Pois, os alunos devem ser capazes de utilizar os conceitos para resoluções de conflitos ou problemas.

2. Avaliação na dimensão atitudinal
Avaliar a atitude dos alunos é complexo e exige situações de conflito para que posamos observá-las. Zaballa (1998 apud DARIDO, 2005) coloca que a melhor fonte de informação para se conhecer os avanços nas aprendizagens atitudinais é a observação sistemática de opiniões e das atuações nas atividades grupais, nos debates, nas manifestações dentro e fora de aula, nas visitas, passeios e excursões, na distribuição de tarefas, enfim em todas as situações possíveis.

3. Avaliação na dimensão procedimental
Os conteúdos procedimentais implicam saber fazer e só nessa situação é que o aluno pode ser avaliado. Mas o que define uma aprendizagem não é o conhecimento que se tem dele, mas o domínio ao transferi-lo para a prática. Por exemplo, os alunos devem, ao ser incentivados pelo professor, conseguir produzir resumos para o jornal da escola, organizar painéis na escola sobre determinado tema da Educação Física como Copa do Mundo, postura, qualidade de vida etc. Espera-se, com essas atividades, ativar os conceitos da área e da disciplina anteriormente comentados e articular redes conceituais interdisciplinares.

NOTA/CONCEITO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Aliar é complexo, mas absolutamente necessário num processo de ensino e aprendizagem, porém avaliar é diferente de atribuir um conceito (nota), embora eles estejam extremamente relacionados. De acordo com Soares et al. (1992) (ou Coletivo de autores), a nota não deve ter a função de punir o aluno ou castigá-lo, mais do que isso, ela deve informar sobre os caminhos percorridos no processo educacional.
De acordo com Darido (2004 apud DARIDO, 2005) é cero que não é preciso atribuir conceito/nota para crianças de os 12 anos, até porque a Educação Física, além de ser a disciplina mais apreciada na escola, conta com a participação ativa de grande parte dos alunos, que são curiosos a respeito dos conhecimentos da cultura corporal. Mas essa é uma discussão que deve ocorrer na elaboração ou na reelaboração do projeto político pedagógico da escola, pois há diferentes implicações que acusam a não obrigatoriedade ou necessidade de atribuição de nota.

Um comentário:

Prof: Claudio disse...

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